Secretaria de Saúde de Alto Araguaia equipa ambulância resgate do Corpo de Bombeiros do município

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá) equipou a nova ambulância de resgate do Núcleo do Corpo de Bombeiros do município com materiais hospitalares e equipamentos para primeiros socorros. A parceria entre os órgãos visa reforçar o atendimento dos bombeiros e o trabalho de urgência e emergência no Hospital Municipal Cacildo Hugueney. A ambulância modelo furgão foi equipada com maca, prancha, cilindro de oxigênio e materiais pré-hospitalar.

Ao cumprir agenda na capital do Estado, o prefeito Gustavo Melo ressaltou a parceria mantida com a unidade do município desde o processo de instalação, em 2017. “Fizemos gestão e com apoio de toda comunidade trouxemos o núcleo para Alto Araguaia. Investimos na infraestrutura, na reforma do prédio, na aquisição de mobília e agora continuamos a investir com equipamentos para a viatura de resgate”, explica o gestor.

A secretária de Saúde de Alto Araguaia, Manoela Nunes explica que além da parceria com equipamentos o município também ofertará dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro padrão para atuar na base. “O prefeito não tem medido esforços para investir. O nosso objetivo é procurar sempre dar um conforto e melhor atendimento à população”, diz.

“Desde o início foi sempre essa parceria do poder público com o Núcleo. Chegou somente a viatura e o município equipou”, ressalta o comandante Sub-Tenente BM Manoel Eduardo Gonçalves. Ele destacou ainda o trabalho do comando regional II, Tenente-coronel BM Alcides Domingues de Oliveira, da Sub-Comandante Major BM Jusciery Rodrigues e o Comando Adjunto Geral do Corpo de Bombeiros no Estado, Coronel BM Vanderlei Bonoto Cante. “Foram fundamentais, priorizaram a viatura para o município pois a demanda era muito grande”, frisa.

A ambulância resgate atuará nos atendimentos de acidentes de trânsito, acidentes com arma branca e arma de fogo, emergências clínicas como parada cardiorrespiratória, parto de emergência entre outros serviços. No município, os canais de atendimentos são via 193 ou por celular de plantão (66) 99994-8241.

Participaram da entrega dos materiais e apresentação da ambulância os vereadores Vanderlei Marques, Clodoaldo Fernandes, José Ayrton e Paulo Lopes. Também participaram os secretários municipais Milton Lima (Infraestrutura e Obras), Welton Vilela (Finanças), Paula Fraga (Educação e Esportes).